Aos 28 anos, acordei uma manhã exausta, tomando nove medicamentos por dia, incapaz de me exercitar, viajar ou comer sem dor de estômago. A simples tarefa de ir às compras era esmagadora, vendo-me por vezes obrigada a sentar-me nas lojas, cansaço crónico causado pela anemia, pressão arterial baixa, anginas, otite, gastrite crônica e assim por diante. De especialista em especialista, de médicos em hospitais, cansada de ir à sala de emergências, sem explicações reais, apenas acumulação de exames e prescrições médicas, análises de sangue, antibióticos, fibroscópicas, endoscopias, ecografias, endocrinologia, gastroenterologista, osteopata, quiroprático, fisioterapeuta, homeopata, especialistas na área ORL e generalistas.

            Cabe a todos encontrar o que mais lhes convém, não sendo a saúde exceção, eu decidi ser saudável, em 2013, decidi que viver assim não era mais uma opção, mas o que devia eu fazer para fortificar e equilibrar o organismo? Um dia, enquanto pesquisava, deparei-me com um vídeo, sobre sumos de vegetais verdes, a tendência havia começado nos Estados Unidos, e de agulha em linha, de um vídeo para outro, descobri o livro “Ph Miracle” - Robert Young.

            “Atingir o equilíbrio acido-básico”, “terreno biológico”, “alimentos alcalinos”, foram alguns conceitos abordados ao longo desta jornada de aprendizagem, ajudando-me a descobrir que o corpo humano é alcalino na sua conceção, e a saúde reside num estado alcalino saudável. Todas as funções do nosso corpo humano, pensar, respirar, o batimento cardíaco, metabolismo o simples facto de comer, todas elas produzem resíduos de acides, senão forem devidamente eliminados, essas toxinas alojam-se nos tecidos, originando doenças, esta foi a minha premissa.

             O assunto despertou-me atenção e não tardei em encomendar o livro e a centrifugadora, desde aí adiante apliquei tudo o que aprendera, com diligência. Continuei a pesquisa, determinada a entender o porquê do como, li e devorei todos os livros, revistas, artigos, documentários e vídeos sobre o assunto. Parece ter descoberto a chave para um corpo saudável, podendo reclamar a minha energia e clareza mental.

             Rapidamente comecei a dieta crua, também conhecida como crudivorismo ou raw food, estando esta associada ao consumo de alimentos crus, sendo rica em nutrientes e vitaminas por envolver apenas vegetais, frutas, sementes, cereais, oleaginosas e legumes. Por um ano, bebi sumos de vegetais e fiz jejuns regularmente, pude notar uma melhora significativa na saúde, recuperando gradualmente a energia, alem dos efeitos de desintoxicação e as mudanças de humor, e apesar destes sintomas fazerem parte do processo, algo faltava.



"A íris é o espelho do olho, mas também do corpo"
“Os olhos são a janela do corpo” ©





             Uma noite, fui ao hospital com uma terrível dor abdominal, poucos dias depois, uma amiga levou-me a um iridologista, apesar do ceticismo, não havia mais nada que pudesse fazer. Quando cheguei, ele observou a íris e começou a descrever-me: personalidade, comportamentos, fraquezas orgânicas hereditárias, emoções, bloqueios por causa de traumas do passado, deficiências vitamínicas e minerais, as doenças que poderia ter desenvolvido senão tivesse mudado a minha alimentação, tudo isso apenas analisando-me a iris.

             Através da análise da íris, ele fez-me um “check-up" do estado da minha saúde, descobrindo desequilíbrios, pois o corpo transmite à íris, através de sinais, marcas, alterações de cor e de padrões, um quadro clínico físico, comportamental e emocional da pessoa em questão, é uma técnica non-invasiva e holística baseada numa ciência racional que permite “olhar para dentro do corpo” e verificar o funcionamento do organismo, descobrindo quais as zonas mais fortes e quais aquelas que estão sobrecarregadas com toxinas.

             Confesso, fiquei impressionada, o corpo manifesta sintomas, que são a ponta do iceberg, mas tudo o que está abaixo é a raiz, a fonte do problema onde tudo começa, é o que procuramos enxergar.





           O iridologista deu-me conselhos sobre dieta e estilo de vida, estava no bom caminho, depois de ouvir toda a minha infância:
           "É psicossomático", finalmente senti alívio, os sintomas eram reais, mas havia uma solução que estava ao meu alcance, uma esperança. Após esta experiência pessoal, imediatamente disse a mim própria: “é isso que eu quero fazer, é esse trabalho pelo qual quero dedicar-me, ajudar outros que estão completamente perdidos, como eu estava, numa procura desesperada por saúde.”

            Vendi a minha empresa, voltei para França, determinada a estudar iridologia e as diferentes técnicas naturopáticas, hoje dou apoio personalizado às pessoas, dou-lhes ajuda e oportunidade de entender o que está a acontecer nos seus corpos. Tento restaurar a confiança delas e a esperança de recuperar a saúde.


             Aos 31 anos, tornei-me iridologista, uso técnicas naturopáticas com tendências higienistas. Convencida, pelo que estudei e presenciei de que o nosso corpo é capaz de "reparar-se", de "cicatrizar" por dentro, assim como o faz por fora.


               Hoje tenho o prazer de encorajar as pessoas a se conhecerem melhor através da análise da íris, usando um vocabulário e uma explicação acessível a todos,
a través de workshops, conferencias, consultas e apoio personalizado nas suas casas.






Qualificada e Certificada nas respetivas áreas de competência
 
2020 – Tradutora de estudos para o Dr John Andrews – em Portugues e Frances 
 
2019 – Criação da Quintessência Holística: Centro de iridologia e terapias complementares – No Algarve 
 
2019 - 2020 – Curso iridologia Clínica e Comportamental / Método Rayid /Florais de Bach /A Árvore Familiar– (Biosymbiosis – Instituto de Medecina Natural) Lisboa 
 
2019 – Conferencista no salão Artimisia - 3 dias – Marselha 
 
2019 – Curso de Drenagem Linfática – Faro 
 
2019 – Curso de Massoterapia Relaxante, Desportiva – Faro 
 
2019 – Curso de Massoterapia Tailandesa – Marselha 
 
2019 – Fitonaturopatia & Gemoterapia – Danielle Boussard – Paris 
 
2019 – Seminário avançado com o Dr John andrews (PNEI) – Paris 
Iridologia Moderna, novas cartografias / Distúrbios Psicocomportamentais / Experiência pré-natal –traumas in utero 
 
2019 – Os Desequilíbrios da tiroide – Danielle Boussard – Aix-en-Provence 
 
2019 – Conferencista na escola de nutrição e dietética do desporto – Aix-en-Provence 
 
2018 – Conferencista no salão Artimisia – Marselha 
 
2018 – Professora de iridologia Nivel 1- Marselha 
 
2017-2018 Estagiária para aprendisagem para ser professoara de iridologia – nível 1-3 
 
2017-2018 – Conselheira em loja biológica / responsável pelo departamento da saúde / BIO C’BON – Marselha 
 
2017 – Abertura de um gabinete de consultas de iridologia – Marselha/ Allauch/ Paris 
 
2017 - Curso de Iridologia Moderna & Pupilologia – nível 2 – 3 
 
2016 - Curso de técnicas naturopáticas incluído Fitoterapia, Gemoterapia, Aromaterapia & florais de bach – Marselha 
 
2016 - Curso de dietética e nutrição / Bromatologia - Marselha

2016 - Curso de iridologia – nível 1 - Paris
 
 
Idiomas:  
Francês: Língua materna  
Português: Língua materna  
Inglês : Fluente 
Espagnol : Fluente